segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Destacamos o apadrinhamento, da Real Fortuna - Tuna do Inst. Superior Bissaya Barreto de Coimbra e, mais recentemente de uma das mais jovens e promissoras tunas do país, a Desertuna - Tuna Académica da Universidade da Beira Interior. Orgulhamo-nos de ter, também, organizado o II Encontro Nacional de Tunantes em Novembro de 2004 e de ter sido escolhida para Tuna do Mês (em Dezembro de 2004) pelo muito conhecido portal da internet http://www.portugaltunas.com/.


domingo, 6 de dezembro de 2009

A partir de 2002 começa a participar nos melhores festivais de Tunas por esse Portugal fora e também em Espanha arrecadando para o seu curriculum prémios de “Melhor Tuna”, de “Tuna + Tuna”, de “Melhor Instrumental”, de “Melhor Solista”, de “Melhor Pandeireta” e de “Melhor Porta-Estandarte” entre outros. Torna - se aos poucos uma Tuna conhecida entre o mundo das tunas.

Com a entrada no novo milénio, a Tuna Académica da Guarda - Copituna d’Oppidana deparou-se com novos projectos, desejos e, principalmente, novos sonhos e desafios para concretizar. As viagens por Portugal continuam, assim como pelo país de “nuestros hermanos”, onde representa, não só, o IPG, a cidade da Guarda como, também, o nosso país. De destacar a sua presença na ilha da Madeira, onde leva a sua alegria contagiante e a sua amizade - um dos pilares que sustentam esta Tuna.



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Neste ano, para promover este trabalho, desloca-se ao programa “Praça da Alegria” da RTP1, bem como realiza algumas digressões por esse mundo fora. Desloca-se à Suíça para conviver e actuar para os emigrantes portugueses da zona francófona; pára umas noites em Andorra, onde a comunidade portuguesa está bem presente; e, para terminar, desloca-se ao Brasil, no âmbito do intercâmbio Inst. Politécnico da Guarda e Universidade de Pernambuco.

domingo, 8 de novembro de 2009

Volvidos poucos anos, e muitas experiências, a Tuna Académica da Guarda - Copituna d’Oppidana já tem um reportório vasto, maioritariamente, constituído por originais. O ano lectivo de 99/00 representa um marco na vida desta Tuna. É o ano da gravação do seu primeiro trabalho discográfico de originais «Navio de Sonhos». Musicas como academia, vem cá caloiro, navio de sonhos, guarda saudade, ainda hoje são uma referência para muitos estudades que passaram por esta academia, ouvindo as musicas relembram os seus tempos aurios de academia.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Copituna d’Oppidana

Tuna Académica da Guarda - Copituna d’Oppidana

Seriam necessárias muitas mais palavras para se retratarem todas as histórias, projectos e acontecimentos que marcaram os treze anos da Tuna Académica da Guarda.
A Tuna Académica da Guarda - Copituna d’Oppidana surge após a dissolução da primeira tuna do Instituto Politécnico da Guarda - Real Tuna Académica da Guarda, uma Tuna mista, ou seja, constituída por membros dos sexos feminino e masculino.
Estava-se no mês de Novembro de 1995 e junta um pequeno grupo de alunos do Instituto Politécnico da Guarda. Nos primeiros tempos, executam músicas populares e, principalmente, de outras Tunas, que marcavam, à altura, o panorama da cultura de Tunas em Portugal.